Aprenda como comprar alguns produtos usados no dia-a-dia

Comprar alguns produtos não é uma tarefa tão fácil como parece. Se você não tem cuidado pode na verdade está comprando junto, um problema. Para que isso não aconteça seguem agora algumas dicas importantes:

Para começar, vamos falar dos produtos enlatados. Não compre aqueles com prazo de validade a vencer ou vencido, estufados, enferrujados, amassados e com rótulos imperfeitos.

Se o produto estiver em vidros, verifique a presença de gases, líquido turvo e se há falta do lacre de proteção nas tampas. Esses não devem ser comprados.

No caso dos pacotes, como pão, macarrão, arroz, etc, não leve aquele que está rasgado, furado ou amassado. Verifique também se no produto está livre de fungos (mofos) e carunchos.
Nas embalagens a vácuo (salsicha) fique atento porque o produto solto indica perda de vácuo ou que o acondicionamento não foi perfeito.

Nos Leites e derivados é importante conferir se o produto está mantido sob refrigeração (4 a 10º C), além do prazo de validade e a presença de água sobre as embalagens e produtos. A temperatura ambiente é sinal que os equipamentos foram desligados durante a noite (geralmente isso ocorre às primeiras horas da manhã).

Se a compra for de carne bovina, avalie bem aquelas que estão em balcões com lâmpada vermelha. Essas lâmpadas mascaram o produto. As carnes devem estar sob refrigeração, devem apresentar cor verdadeira e odor característico. Se ela estiver esverdeada é sinal de deterioração. Compre sempre carne em locais de boa referência.

Se você prefere peixes, fique atento para refrigeração do produto que deve ser de (-5 C a 0º C) ou sob gelo em escama. As guelras devem ser vermelhas, o odor característico, os olhos salientes e brilhantes e o corpo deve estar rígido. Isso serve também para os camarões que devem ter a cabeça aderente ao corpo, a casca firme e presa.

Quando a compra é de aves verifique cor e odor característicos. O produto deve estar mantido sob refrigeração e sem manchas e coágulos.

Os ovos devem ser verificados um a um e é importante lembrar que eles se conservam melhor sob refrigeração.

Evite comprar água mineral com embalagem sob o sol ou em ambiente quente. O calor ativa o desenvolvimento de algas.

As frutas, verduras e hortaliças devem ser compradas preferencialmente em suas safras quando elas estão firmes, tenras, viçosas e com casca e folhas perfeitas.
Para encerrar vamos falar dos eletrodomésticos. Eles devem ser comprados após a comparação e pesquisa de preços, marcas e modelos. Faça teste de desempenho e funcionamento. Solicite ao vendedor uma demonstração de funcionamento e manuseio. Informações gerais sobre o produto e garantia. Verifique a voltagem (110 ou 220 V), estoque, cores e prazo de entrega. E exija sempre a nota fiscal especificando modelo, marca, cor, valor, data de entrega e condições de pagamento.

EU conheço os Meus Direitos. E VOCÊ conhece os Seus?

This article was written by Prof. Tomé Mota

Paulistano. Técnico em Eletrônica Rádio e TV pelo Instituto Universal Brasileiro, Blogueiro. Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul - SP. Pós-Graduando em Direito do Consumidor e Docência do Nível Superior. Professor de Direito. Advogado inscrito na OAB/SP e OAB/MA. Foi Vice-Presidente da Comissão de Prerrogativas OAB Subseção Codó/MA pelo triênio 2010/2012. Foi Presidente das Comissões de Assessoria de Comunicação e Defesa do Consumidor, Foi Membro da Comissão de Direitos Humanos, Foi Vice-Presidente da Comissão de Combate a Corrupção Eleitoral e Foi Procurador da OAB Subseção de Codó/MA Triênio 2013/2015. - Foi Membro da Comissão Estadual da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB SECCIONAL DO MARANHÃO triênio 2013/2015. - Vice-presidente da Comissão de PJE(Processo Judicial Eletrônico) do Conselho Subseccional da OAB/MA - Codó (Triênio 2016/2018). - Presidente da Comissão de Assessoria de Comunicação do Conselho Subseccional da OAB/MA - Codó (Triênio 2016/2018). - Exerceu a Presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Conselho Subseccional da OAB/MA - Codó (2016). - Exerceu o cargo de Coordenador do Posto Avançado do PROCON/MA em Codó (Coordenação de Fiscalização). - Reconduzido a Presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Subseção Codó/MA (Triênio 2016/2018). - Eleito Conselheiro Titular de Política sobre Drogas pela OAB do Município de Codó/MA (Sociedade civil organizada). - Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Codó/MA - IHGCodó - Associado Brasilcon. - Membro da Comissão Nacional de Professores de Direito do Consumidor do Instituto BRASILCON - Reconduzido e atual Coordenador do PROCON MA em Codó.