CARTA AO PREFEITO alerta para deficiências do HGM que inviabilizarão parceria com Albert Einstein

CARTA AO PREFEITO alerta

Uma carta anônima foi enviada ao blogdoacelio alertando ao prefeito Francisco Nagib sobre as necessidades que passam a existir depois que um município firma a parceria com o hospital paulista Albert Einstein. Conforme a carta, que parece ter sido escrita por um médico, existem muitas deficiências no HGM que atrapalharão os possíveis benefícios da parceria porque, entre outros motivos, os especialistas do Einstein não encontrarão o mínimo suporte para dar uma diagnóstico mais preciso. Acompanhe abaixo a íntegra da CARTA AO PREFEITO:

Carta ao prefeito Francisco Nagib

Francisco, vc está sendo enganado, ou menos grave, mal assessorado.

Eu sempre fui um defensor da telemedicina, mas se vc mesmo que o auxílio dos médicos do Einstein funcione, preste atenção ao que falta no HGM.  Estou de falando de coisas que são compradas com pouco dinheiro. Esses médicos do Einstein vão precisar de meios diagnóstico que o HGM não dispõe.

Um exemplo:
No caso de suspeita de uma arritmia cardíaca, os médicos vão querer saber de alguns exames:
– Eletro do coração, mas vão dizer que no HGM não tem aparelho de eletrocardiograma, ou que a máquina está sem papel?
– Quando o médico do Einstein perguntar pela dosagem de eletrólitos do paciente( potássio e magnésio),  aí vão dizer pra ele que em Codó não faz dosagem de eletrólitos e que não tem disponível para o paciente com essa emergência?
– Aí se esse médico perguntar quanto está a pressão arterial do doente, vão dizer que não mediram a pressão arterial do doente porque no hospital de 120 leitos só tem um aparelho de medir pressão e que ninguém sabe onde esse aparelho se encontra???
– Mas se esse médico lá do Einstein conseguir fazer um diagnóstico de insuficiência cardíaca para esse paciente da emergência cardiológica, esse médico do Einstein prescreverá uma droga vasoativa (dobutamina) em bomba de infusão,  vão dizer pra ele que no HGM-Codó não tem essa medicação e nem a bomba de infusão?

Segundo exemplo:
Paciente adentra ao HGM com pico hipertensivo, sonolento, rebaixamento do nível de consciência, desvio de comissura labial ( boca torta), levando isso a suspeita de AVC- acidente vascular encefálico.

Esse médico do Einstein irá pedir a tomografia computadorizada do doente, mas vão dizer ao  especialista do Einstein que o pedido de tomografia está na regulação do estado e que sendo otimista em 48 horas a película da tomografia estará pronta  e que o laudo do exame estará pronto em uma semana???

Mas se antes disso ele sugerir que o doente seja posto em suporte de O2 em máscara de Venturi,  ou mesmo em ventilação mecânica invasiva (respirador mecânico), vão dizer ao médico do Einstein que o único tipo de suporte de O2 disponível no HGM é cateterzinho de O2?

Vão dizer pra esse médico do Einstein que no HGM-Codó não tem como medir os sinais vitais adequadamente: pressão arterial por falta de aparelho de pressão que custa 50 reais, não tem aparelho pra fazer oximetria de pulso que custa muito pouco, não tem como fazer a cardioscopia adequada do doente, mas e se o médico do Einstein pedir uma gasometria arterial, vão dizer que não tem no HGM-Codó??? Olha, esses médicos de São Paulo pedem gasometria arterial pra tudo, quando vai ter no HGM-CODÓ um gasômetro e dosagem de eletrólitos???
Eles vão perguntar muito por esses exames.
Estou falando de coisas simples!!!

Francisco, as coisas estão atravessadas… deveria ir do mais simples para o mais complexo.
Faltam no HGM-Codó os aparelhos mais básicos e baratos.

A melhor forma de evitar que os pacientes do HGM-Codó morram, é impedindo que eles compliquem!!!
Faz-se com exames básicos adequados, mantendo a farmácia do hospital abastecida de medicamentos, uma boa tomografia, um aparelho de eletrocardiograma simples, um bom ultrassom, um bom aparelho RX, o revelador de RX do HGM está muito ruim, se o médico do Einstein pedir um RX, vão mostrar pra ele a foto de RX muito ruim???

Francisco, vc deveria conversar mais com os profissionais de saúde do HGM, tem pessoas bem formadas e instruídas lá!!!”

Fonte: Blog do Acelio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *