CNJ e TJ/RN lançam Navegador para o PJE

 

Navegador PJE

149px-Icone_navegador_pje-1O PJe possui alguns pré-requisitos para utilização do sistema, o que acarreta a necessidade de instalação e configuração local de várias ferramentas no computador do usuário. Com intuito de melhorar a experiência com o sistema PJe e dirimir as eventuais ocorrências na configuração dos computadores pessoais foi elaborado o aplicativo Navegador PJe.

O Navegador PJe é uma versão customizada do navegador Mozilla Firefox para uso exclusivo do sistema PJe em todos Tribunais onde foi instalado e no próprio Conselho Nacional de Justiça. Devido a questões de segurança, orienta-se a não alterar as configurações do aplicativo.

O objetivo do aplicativo é disponibilizar uma ferramenta pré-configurada para acesso ao sistema PJe englobando o Mozilla Firefox, o Java e as cadeias de certificados válidas, além de realizar automaticamente as atualizações necessárias proporcionando assim maior segurança para os usuários do sistema.

Conteúdo

 [ocultar

Dedicatória

Não teríamos esse navegador sem a ajuda do Tribunal de Justica do Rio Grande do Norte. Na verdade, todo esse trabalho foi desenvolvido por este tribunal.

Público Alvo

Todos os usuários que utilizam o sistema PJe nos tribunais, tais como:

 advogados,

 partes,

 servidores,

 magistrados, e

 procuradores.

Considerações

 O instalador disponível nessa página contém as versões do Mozilla Firefox e do Java compatíveis com o PJe.

 Outras versões do Mozilla ou de outros navegadores instalados no seu equipamento não serão afetados por esta instalação.

 Para o funcionamento integral do aplicativo é necessário que o certificado digital do usuário esteja instalado e funcional, de acordo com as orientações do fornecedor do seu dispositivo (token ou cartão).

Aplicativo Navegador PJe para instalação

Para iniciar o download do programa, siga os passos abaixo:

Passo 1: Realize o download do arquivo e aguarde o download terminar.

Sistema Operacional Download
Windows navegadorpje.zip

Passo 2: Após a conclusão da transferência, clicar com o botão direito do mouse no arquivo navegadorpje.zip e selecionar “Extrair Tudo…”.

Extracao portalpje.jpg

Passo 3: Logo após, selecionar um destino para o arquivo e clicar em EXTRAIR.

Extrair pasta.jpg

Passo 4: Depois de finalizada a operação, executar o arquivonavegadorpje.exe. Na tela do Programa de Instalação clicar em AVANÇAR.

Instalar portalpje 1.jpg

Passo 5: Marcar a opção “Eu aceito os termos do Contrato” e clicar em AVANÇAR.

Instalar portalpje 2.jpg

Passo 6: Na tela seguinte, caso prefira o ícone para acesso ao aplicativo marque a opção “Criar um ícone na Área de Trabalho”, clicar em AVANÇAR.

Instalar portalpje 3.jpg

Observação: Se esta opção não estiver marcada, após a instalação será necessário acessar o Portal PJe através do Menu Iniciar > Todos os Programas > PJe > Portal PJe.

Passo 7: Clicar em INSTALAR e aguardar a conclusão da instalação. Caso deseje que o programa seja inicializado ao final da instalação marcar a opção “Executar Portal PJe” e clicar em CONCLUIR.

Instalar portalpje 6.jpg

Utilizando o Navegador PJe

Passo 1: É possivel executar o Navegador PJe através do atalho disponível na área de trabalho Icone portalpje.png ou através do menu Iniciar > Todos os Programas > Portal PJe > Portal PJe. Iniciar portalpje.png

Ao iniciar o Navegador PJe, ele exibe como página inicial o Portal do CNJ.

Pagina inicial portalpje.png

Passo 2: Na barra de favoritos os links de acesso ao PJe estão divididos por Estados. Para acessar, selecionar o Estado e logo após o PJe do tribunal que se deseja, onde aparecerá a página inicial do PJe escolhido.

Favoritos portalpje.png

Passo 3: É possível visitar mais de um sistema PJe ao mesmo tempo, utilizando a navegação por abas. Para abrir uma aba, clicar no botão +, e realizar a seleção do PJe desejado conforme orientado no Passo 2.

Nova aba.png

Observação: No final de cada grupo de Estado apresenta a opçãoAbrir tudo em abas, que abrirá todos os links disponíveis do Estado selecionado, cada um em uma aba na mesma janela do navegador.

Passo 4: Para acessar o PJe, ir para Acesso ao PJe.

Créditos

O aplicativo foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN).

Fonte: http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/Navegador_PJe

 

This article was written by Prof. Tomé Mota

Paulistano. Técnico em Eletrônica Rádio e TV pelo Instituto Universal Brasileiro, Blogueiro. Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul - SP. Pós-Graduando em Direito do Consumidor e Docência do Nível Superior. Professor de Direito. Advogado inscrito na OAB/SP e OAB/MA. Foi Vice-Presidente da Comissão de Prerrogativas OAB Subseção Codó/MA pelo triênio 2010/2012. Foi Presidente das Comissões de Assessoria de Comunicação e Defesa do Consumidor, Foi Membro da Comissão de Direitos Humanos, Foi Vice-Presidente da Comissão de Combate a Corrupção Eleitoral e Foi Procurador da OAB Subseção de Codó/MA Triênio 2013/2015. - Foi Membro da Comissão Estadual da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB SECCIONAL DO MARANHÃO triênio 2013/2015. - Vice-presidente da Comissão de PJE(Processo Judicial Eletrônico) do Conselho Subseccional da OAB/MA - Codó (Triênio 2016/2018). - Presidente da Comissão de Assessoria de Comunicação do Conselho Subseccional da OAB/MA - Codó (Triênio 2016/2018). - Exerceu a Presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Conselho Subseccional da OAB/MA - Codó (2016). - Exerceu o cargo de Coordenador do Posto Avançado do PROCON/MA em Codó (Coordenação de Fiscalização). - Reconduzido a Presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Subseção Codó/MA (Triênio 2016/2018). - Eleito Conselheiro Titular de Política sobre Drogas pela OAB do Município de Codó/MA (Sociedade civil organizada). - Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Codó/MA - IHGCodó - Associado Brasilcon. - Membro da Comissão Nacional de Professores de Direito do Consumidor do Instituto BRASILCON - Reconduzido e atual Coordenador do PROCON MA em Codó.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *