OAB Subseção de Codó/MA ocupa 03 cadeiras na Academia Codoense de Letras


Foi formalizada a criação e fundação da ACLAC – Academia Codoense de Letras, Artes e Ciências em solenidade realizada no dia 30 de janeiro de 2.015 no salão nobre da Prefeitura Municipal de Codó/MA.
Presidente da OAB Subseção de Codó/MA - Drº. Machado
Presidente da OAB Subseção de Codó/MA – Drº. Machado
O Presidente da Subseção da OAB Codó/MA, Advogado Francisco Antônio Ribeiro Assunção Machado ocupa a Cadeira de nº. 11, tendo como sua Patrona Maria Alice Machado. Além de sócio-fundador, também foi eleito para composição da 1ª. Diretoria da ACLAC, no cargo de Diretor Fiscal. Vale destacar também que, no dia 19 de dezembro de 2.014, Dr. Machado fora eleito para o Conselho Fiscal da nova Diretoria do IHGC – Instituto Histórico e Geográfico de Codó/MA. Dentre os inúmeros serviços prestados a sociedade codoense, também é integrante da Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó – CPA – IFMA e assumiu o Múnus de Membro Titular Representante da Sociedade Civil Organizada.
Em entrevista rápida a Assessoria de Comunicação da OAB CODÓ/MA: “Estamos diante de um acontecimento histórico ímpar para a sociedade codoense e brasileira. É uma honra e um dever sem tamanho de iguais proporções, que me irei zelar e ajudar no processo de restauração e atualização constante da história de nosso Município“, afirmou Dr. Machado.
Dr. Acélio Trindade. Foto: Blog do Acélio
Vice-presidente ASCOM OAB Subseção Codó/MA, Dr. Acélio Trindade.
Outro causídico empossado foi O Vice-presidente da Comissão de Assessoria de Comunicação da OAB Subseção de Codó, Advogado Acélio Oliveira da Trindade, o sócio-fundador da ACLAC foi eleito como Conselheiro fiscal e ocupa a Cadeira de nº. 08, tendo como Patrono José Merval Cruz.  Dr. Acélio Trindade além de Advogado exerce a profissão de Jornalista há 11 anos na TV Mirante Cocais, afiliada da Rede Globo no Maranhão, Radialista desde 1993, Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica do Maranhão e blogueiro, responsável pelo Blog do Acélio desde 30/01/2011, tendo até a edição dessa matéria exatos 3.953.853 (três milhões, novecentos e cinquenta e três mil e oitocentos e cinquenta e três) acessos, sendo o veículo de informação mais acessado da região dos cocais, sendo fonte de noticías para pautas de todos os programas de rádio e televisão da região dos cocais.
Indagado a respeito da importância e sentimento em relação ao momento que está vivendo, Dr. Acélio respondeu com muita emoção: “Meu sentimento é de muita alegria e felicidade por ter sido convidado a compor uma das cadeiras da Academia, e com maior responsabilidade por já fazer parte da 1ª. Diretoria. Quero ajudar na preservação da nossa memória. Trabalharei com afinco e aguardo que as demais cadeiras sejam ocupadas por pessoas que não foram lembradas nesse momento, mas que muito contribuíram seja de forma acadêmica, cultural, artística, jurídica, histórica ou de qualquer contribuição para o crescimento e evolução de nossa querida Codó“.
Outros codoenses profissionais das Ciências Jurídicas que merecem citação é a ocupante da cadeira de nº. 17, Bacharel em Direito, Anizia Barbosa Paiva, como sua patrona Carmem Palácio Lago, o Acadêmico de Direito, Jeffersson Alves de Sousa, como seu patrono Deoclides Guedelha de Mourão e por fim com todos os méritos e honrarias o renomado Escritor e Sócio Fundador, ocupante da Cadeira de nº. 01, João Batista Machado, que foi Acadêmico do curso de Direito até o 3º. ano, na Universidade Fluminense, tendo como Patrono Hemetério José dos Santos.
Conselheiro Estadual OAB/MA Dr. Francisco Mendes de Sousa.
Conselheiro Estadual OAB/MA Dr. Francisco Mendes de Sousa.
Por fim, o sócio-fundador, que se enaltece com méritos, é o Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Maranhão e também Presidente da Comissão de Apoio a Comunidade da OAB Subseção de Codó/MA, Advogado Francisco Mendes de Sousa, ocupante da cadeira de nº. 04, cujo patrono é  Antonio Almeida Olveira. Dr. Mendes é sócio do Escritório Mendes Advogados Associados, foi Presidente da Subseção por dois mandatos consecutivos, deixando sua marca pela luta e defesa das prerrogativas dos Advogados, participou do processo de implantação do Juizado Especial Cível e Criminal de Codó/MA e veemente combate ao trabalho infantil e escravo, com inúmeras reivindicações para criação e instalação de uma Vara do trabalho em Codó/MA. Exerce o cargo de Procurador efetivo da Procuradoria do Município de Codó/MA  e foi candidato a Prefeito nas eleições municipais no ano de 2.008. Exerceu a Função de Técnico Judiciário da Justiça Federal do Maranhão e Exerceu a Função de Assessor Jurídico do Municípios de Peritoró-MA, Timbiras-MA e no Município de Capinzal do Norte-MA.
Não há palavras que possam descrever o sentimento de todos por esse marco histórico e cultural da sociedade codoense e maranhense. Como membro da Ordem dos Advogados do Brasil e agora também ocupante de uma das Cadeiras da ACLAC iremos resgatar, preservar e escrever a história de nosso município, que ainda carece de muito incentivo do Poder Público para valorização da arte, cultura, ciências e história de Codó”, disse Dr. Mendes.
Posse dos 18 Sócios Fundadores da ACLAC. Ao Centro o Prefeito do Município de Codó/MA. Foto: Ascom Prefeitura Municipal de Codó/MA

Posse dos 18 Sócios Fundadores da ACLAC. Foto: Ascom Prefeitura Codó

A ACLAC iniciou sua gestão com 18 cadeiras, estando vagas outros 22 assentos a serem preenchidas. Os requisitos para ter a honra de participar da ACLAC são:
1 – Ser codoense nato ou residir aqui há pelo menos 10 anos;
2 – Ter Ensino Superior completo;
3 – Haver publicado livro de reconhecido valor literário;
4 – Exercer Atividade de notória relevância e valor educacional, cultural, social, saúde e magistratura;
5 – Ter produzido obras de arte e exposto em eventos regionais ou nacionais;
6 – Ter composto música clássica ou popular;
7 – Ter elaborado e aprovado projetos de iniciação científica em órgãos nacionais ou internacionais.
O presidente eleito para a primeira gestão da Academia foi o escritor João Batista Machado.
Em nome da OAB Subseção de Codó/MA parabenizo todos os(as) membros da Academia Codoense de Letras, Artes e Ciências, em especial aos Advogados pertencentes aos quadros da OAB.
Tomé Mota
Assessor de Comunicação

 
EU conheço os Meus Direitos. E VOCÊ conhece os Seus?