Plan realiza Seminário ‘Por ser Menina’ e apresenta pesquisa sobre gênero em Codó

Plan realiza Seminário ‘Por ser Menina’ e apresenta pesquisa sobre gênero em Codó

Foto: Ascom
Foto: Ascom
Foi realizado na manhã desta quinta-feira (9) o Seminário Por Ser Menina, da ONG Plan internacional. Com o tema Da Infância à Adolescência, Crescendo Entre Direitos e Violência, o encontro teve como objetivo promover políticas de proteção infantil e de gênero nos municípios de Codó, Timbiras e Peritoró e divulgar dedos sobre pesquisa realizada sobre o gênero no país, além de transmitir informações sobre a programação para o dia 11 de outubro, instituído pela ONU como dia Internacional da Menina.
Na ocasião estavam presentes Raquel Mara, representante das escolas que participam do projeto Por Ser Menina, a estudante e representante do futebol feminino, Isabela, o Gerente Interino da Unidade de Programas da Plan, Mateus Lotufo, e a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Vera Rodrigues, que na oportunidade representava a Secretária de Educação, Rosina Bem 
Vindo e o Prefeito de Codó, Zito Rolim.
Após a abertura e um rápido bate papo entre os convidados sobre o conteúdo e objetivo do seminário, foi apresentado um vídeo institucional da Plan com o tema Gênero. Em seguida, a Gerente Técnica Nacional de Empoderamento Econômico e Gênero da Plan, Célia Bonilha, apresentou a pesquisa sobre gênero no município de Codó, na qual foram entrevistadas 162 meninas no município, divididas em duas faixas etárias: de 6 a 10 anos e 11 a 14 anos. Dentre os números apresentados destacam-se: 67% pertencem a famílias que recebem algum tipo de benefício, 78% estão sobre os cuidados das mães e 65% declarou gostar de estudar.
Foto: Ascom
Foto: Ascom
De acordo com o Gerente Interino da Unidade de Programas da Plan, Mateus Lotufo, panorama sobre a realidade das meninas em Codó possibilitará ações governamentais e não governamentais para melhorar o nível de vida desse público. No dia 11 de outubro, a Plan Internacional fará o lançamento oficial do terceiro ano da Campanha Por Ser Menina, na Praça Ferreira Bayma. Também no dia 11 de outubro é comemorado o Dia Municipal da Menina,de acordo com o projeto de lei Nº 29/2013, de autoria do Vereador Pastor Max Tony.
Fonte: Correio Codoense. 
Por Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó
EU conheço os Meus Direitos. E VOCÊ conhece os Seus?