Prefeito Zito Rolim apresenta equipe de Atenção Domiciliar do programa Melhor em Casa à população codoense

Na oportunidade do novo Posto de Saúde Miguel Zaidan, durante as comemorações dos 119 anos de Codó, o prefeito Zito Rolim e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Codó anunciaram que a cidade já pode contar com atendimentos médicos pela Atenção Domiciliar, do programa Melhor em Casa. As equipes de Atenção Domiciliar do Melhor em Casa de Codó foram contratadas para o atendimento à população em suas residências.
Os atendimentos do Melhor em Casa serão realizados durante toda a semana (de segunda a sexta-feira), 12 horas por dia e, em regime de plantão, nos finais de semana e feriados. Os pacientes terão visitas regulares das equipes e serão monitorados permanentemente. A frequência de visitas se dará conforme o estado clínico e avaliação de cada paciente. Haverá também a figura do ‘Cuidador’, que poderá ser ou não membro da família, qualquer pessoa com vínculo emocional. O Cuidador será a referência da família para as equipes do Melhor em Casa.
Público do Melhor Em Casa
Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Torres, a Atenção Domiciliar é uma atividade que transita entre a atenção primária a média e alta complexidade. “O programa é para atender aquele paciente que estaria internado para receber os cuidados de enfermagem e médicos, mas que, em razão da existência do atendimento domiciliar, por meio do Programa Melhor Em Casa, optou por receber atendimento em sua residência. Se o paciente assim quiser, ele tem a alta do hospital o cuidador assina um termo de consentimento e é liberado para receber o atendimento em casa”.
Equipe profissional
O atendimento será feito por equipe multidisciplinar,composta por: médicos, enfermeiros,fisioterapeuta,nutricionista,fonoaudiólogo,psicólogo, assistente social e técnicos em enfermagem . Programa também ajudará a reduzir o número de internações hospitalares(desospitalização)
Benefícios do Programa
    Melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família.
    Estudos apontam que o bem estar, carinho e atenção familiar aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças.
    Pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação poderão ser atendidos em casa.
    O Melhor em Casa representará avanços para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.
Ascom/Prefeitura Municipal de Codó
EU conheço os Meus Direitos. E VOCÊ conhece os Seus?