Prefeitura e Detran Maranhão renovam convênio de operacionalização do trânsito de Codó

Foto de Nilton Messias

Foto de Nilton Messias
Nesta quarta-feira (08) o prefeito de Codó, Zito Rolim, recebeu em seu gabinete o Diretor do Detran Maranhão, Antônio de Jesus Leitão Nunes.
O encontro teve como objetivo a renovação do convênio de operacionalização do trânsito no município de Codó, que delegará competências mútuas dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito para a execução de várias atividades e serviços de trânsito em Codó.
Na oportunidade também estavam presentes o Coordenador de Educação para o Transito do Detran –MA, Edilson Cardoso, o Diretor da Ciretran de Codó, Ricardo Reis, o Secretário Municipal de Governo, Ricardo Torres.
De acordo com Antônio Nunes, reativar o trabalho de municipalização do trânsito em Codó é fundamental para o combate dos acidentes de transito no município.
Nós viemos renovar o convênio de operacionalização entre o Detran e o Munícipio de Codó. O convênio possibilita o compartilhamento das multas estaduais e municipais, tendo o município acesso a base de dados do Estado. O guarda de trânsito de Codó poderá aplicar multa estadual, assim como a Policia Militar poderá aplicar multa de competência municipal, bem como o repasse recíproco dos valores”, explicou.
Reunião no gabinete do prefeito Zito Rolim

Reunião no gabinete do prefeito Zito Rolim
O Diretor do Detran-MA ainda informou que a visita a Codó faz parte de uma longa agenda de viagens, para conhecer melhor as unidades da Ciretran em todo o Estado, verificar as condições operacionais das unidades, condições de trabalho, conversar com servidores e pessoas envolvidas no trânsito dos municípios.
Convênio Renovado
Com a renovação do convênio de operacionalização, Codó continua integrado ao Sistema Nacional de Trânsito, com responsabilidades conjuntas pelo planejamento, projeto, operação e fiscalização. Por meio do DMTRANS, Codó continuará a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.
De acordo com o Secretário Municipal de Governo, Ricardo Torres, a permanência do convênio renova a eficiência das ações e a segurança para condutores e pedestres nas vias públicas da cidade, por meio de uma recíproca prestação de serviços de controle eletrônico das infrações no tráfego, disponibilização de capacidade técnica, assessoria, monitoramento e fiscalização das atividades relativas ao trânsito.
Prefeito Defensor da Vida no Trânsito
Durante o encontro entre o Diretor do Detran e o Prefeito Zito Rolim, também foi apresentado oficialmente o edital do concurso “Prefeito Defensor da Vida no Trânsito”. O concurso premiará os três municípios que mais se destacarem na aplicação de políticas públicas para a melhoria do trânsito. Só vai poder participar do concurso a prefeitura que tiver o trânsito municipalizado.
Para o prefeito Zito Rolim a visita trouxe boas notícias.
Codó é uma cidade importante e que precisa de uma atenção maior. Por isso será estudada pelo diretor a possibilidade da construção, ou obra em prédio já existente, para uma nova sede da Ciretran em Codó. Assim podemos ter condições de oferecer melhores serviços aos usuários do trânsito de nossa cidade. Outra novidade é o concurso criado pelo Detran chamado Prefeito Defensor da Vida No transito, que ano que vem irá premiar os prefeitos que mais se destacarem na fiscalização e educação para o trânsito. Essas ações irão beneficiar a todos e a segurança em nossas ruas”, finalizou.
Ascom – Prefeitura Municipal de Codó

EU conheço os Meus Direitos. E VOCÊ conhece os Seus?