Procura do consumidor por crédito caiu 7,8% em 2014

Foi a maior queda registrada em 4 anos. Na análise interanual, houve queda de 14,6%.

O indicador de demanda do consumidor por crédito caiu 7,8% em 2014, na comparação com 2013, sendo a maior queda apurada na série histórica (com cálculos realizados desde dezembro de 2011), em todo o país, revela Boa Vista Serviços S/A. Na análise mensal (dez/14 contra nov/14) a procura por crédito recuou 1,9%. Na comparação interanual (dez/14 contra dez/13) também foi observada queda, de 14,6%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador (na análise acumulada do ano), a demanda por crédito nas instituições financeiras caiu 8,3%, enquanto para o segmento não-financeiro houve queda de 7,6%.

O mercado de crédito vivenciou nos últimos meses diversos tipos de medidas de fomento ao crédito. Mesmo com tais ajustes, o crédito continuou desacelerando, e sinalizando uma maior cautela do consumidor em tempos de incerteza econômica. A alta das taxas de juros também contribui para a diminuição da demanda de crédito, intensificando a atual tendência de queda no indicador. Levando em consideração o cenário macroeconômico para 2015, a Boa Vista Serviços S/A acredita que a reversão do processo somente se concretizará com a melhoria da confiança na economia, cenário factível após a consolidação dos ajustes de política monetária e fiscal, atualmente em curso.

A tabela abaixo contém o resumo dos dados apresentados.

 Migalhas
EU conheço os Meus Direitos. E VOCÊ conhece os Seus?